segunda-feira, 7 de março de 2016

D.I.Y. - luminária com copo de requeijão sim.

Sabe aquele dia que você tira para dedicar a algo que você gosta? Aquele dia que você decide não ir trabalhar, não ir para a aula aturar aquele/a professor/a que você adora (sqn) rsrsrs... deixar de fazer alguma obrigação e dedicar ao que você realmente gosta?

Pois é... você pode achar estranho em pleno século XXI, mas eu amoooo ficar em casa, dedicar à ela, ser Amélia por um dia... 

E hoje resolvi fazer um experimento de decupage (arte de colar papel) que deu certo! yay!

Aqui em casa o que não fico sem é requeijão. Já que não como nada com margarina e outros antepastos... no café da manhã tem que ser esse "ser mega calórico" mesmo. Aí um belo dia, ao abrir o armário da cozinha... tcharammmmm váaaaarios copos de requeijão. Sempre os dou ou os jogo fora. E, dessa vez não foi diferente. Estou com uma pequena coleção de 10 copos no armário rsrsrs

Hoje "chutei o pau da barraca" (dito popular) e disse para mim mesma: vou fazer uns experimentos com esses copos, ou pelo menos com um (de início).

Resolvi fazer esse experimento e fotografá-lo passo a passo, pois caso desse certo eu já compartilharia com você aqui no blog.

Vamos ao D.I.Y. de hoje com uma luminária com vela de copo de requeijão.

As legendas abaixo das fotos são os passo a passos.

Seguem os materiais que você vai precisar:



Algumas observações: A cola que usei foi a do rótulo azul, cascorez. Mas, creio que qualquer cola branca serve também. O meu velho pincel, companheiro de várias guerras rsrsrs. A minha lixa de unha, de um lado é de 180 e do outro 220. Mas, prefiro a de 180 que é menos lisa.




O primeiro passo a fazer é: misturar em um recipiente 1 colher de chá de cola com 1 colher de chá de água.




Como cheguei nessa mistura? Já ouviu falar em termolina? 

Bom, eu não tinha uma termolina industrializada, e estava com uma preguiça monstruosa de sair de casa para ir comprar. Aí comecei a pesquisar e achei essa mistura, mas onde li pedia para acrescentar 1 colher de chá de álcool. Mas, como eu não tinha álcool e minha amiga preguiça está passando umas horas na minha casa, resolvi experimentar sem ele.

Misture bem os dois ingredientes até eles ficarem homogêneos.




Agora escolha um guardanapo. Sinceramente, eu usei um guardanapo comum, que não é próprio de decupagem. E, deu certo.

Após isso, corte a medida com dois dedos a mais para cada lado (boca e base) do copo. Afinal, quando encapamos um objeto que a base é mais estreita que a parte de cima, sempre vai dar uma pequena diferença nas emendas do guardanapo.

Esse guardanapo e o outro da primeira foto eu os comprei no IKEA, em uma viagem que fiz.



Agora é só separar as 3 folhas que ficam grudadinhas. Uma é estampada e as outras são branquinhas. E, ao desgrudar é necessário ter muita calma para não rasgar a folha que irá usar na decoupage.




É muito importante limpar muito bem o copo (de requeijão) ou outro vidro que você for usar para essa técnica. Depois disso, sabe aquela mistura que foi feita no primeiro passo? A termolina caseira? Ela entrará em ação agora.

Com um pincel aplique a termolina, em pequenas quantidades, na superfície de vidro. Você pode aplicar nele todo.




Respire fundo, mantenha a calma e aplique a folha fininha com muito cuidado. Nessa hora não pode puxá-la, pois ela rasgará com muita facilidade. Acomode-a tentando não deixar nenhuma parte do copo sem o papel.




Tcharammmmmm uma dica valiosa! Pegue um algodão, ou um paninho macio e um saquinho plástico ou um pedaço de plástico.

Coloque o plástico sobre o copo e, delicadamente, passe o algodão ou o paninho por cima do plástico, alisando-o. Sem muita força. Isso fará com que as bolhas vão sair aos poucos (as bolhas que ficaram entre o vidro e o guardanapo). 

O aspecto de papel amassado é super normal. Afinal, o papel é mega fino.



Agora deixe o copo secar. Vai depender muito do clima da sua cidade. Aqui, demorou 1 hora, mais ou menos.

Em seguida, pegue a termolina que você fez no passo 1 e aplique-a delicadamente sobre o guardanapo aplicado no copo. Deixe secar... e aplique mais uma demão.

Se você quiser, pode aplicar após a secagem da segunda demão, um verniz.

Eu não apliquei, pois não tenho aqui em casa, e minha amiga preguiça não me deixou sair para comprar rsrsrs... E, não danificou nadinha por não ter o verniz.




Ahammmmm.... agora entra ela... a lixa que tanto tenho agonia quando vou na manicure rsrsrs

Com movimentos delicados, passe-a nas bordas, de fora para dentro, tirando as sobras do guardanapo. Mas lembre-se! Essa etapa só pode ser feita se ele estiver bem seco... mas bem seco mesmo!

TCHARAMMMMMM.... OLHA ELAAAAAAAAAAAA (rsrsrs)



Coloquei água dentro e após, uma velinha. Eu tenho essa mania de colocar água quando a vela permite rsrsrs...




Não ficou tão enrugadinho... e até que esses "enrugadinhos" dão um charme a mais.




Amei fazer essa experiência. E... fico imaginando em fazer nos outros copos com outras estampas.

Espero em breve mostrar aqui para vocês.

E aí? O que acharam?

Que tal fazer uma luminária dessa para um jantarzinho com o amô? Ou para a mesa da páscoa? Ou até mesmo para colocar no quarto... banheiro...

Um comentário :

Back to Top